A História do Municipio de Panelas PE

Por fevereiro 12, 2014
Panelas é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Localiza-se no Agreste, na microrregião do Brejo Pernambucano. Administrativamente, Panelas é formada pela Sede e pelos distritos, Vila de Cruzes, Vila de São José do Bola, Vila de São Lázaro e pelos povoados de Boca da Mata e Pau Ferro.

Foto: Elielma Santos


Ficha do Município
Prefeitura de Panelas
Rua Dr. Manoel Borba 25 - Centro
Fone: 81 3691.1156 / 1133 / 1111
Fax: 81 3691.1156/1119
Prefeito: Sérgio Miranda
Mandato: 2013 – 2016

Orgão Municipal de Turismo: Secretaria de Desenvolvimento e Turismo
Rua Dr. Manoel Borba, 25 – Centro 
Fone / Fax: 81 3691.1666/ 1156
Responsável: Ruben de Lima Barbosa
Cargo: Secretário
Diretora de Turismo: Elielma Santos 

Localização do Município: Mesorregião Agreste Pernambucano; Microrregião Brejo Pernambucano
Distância do Recife: 182 km
Rodovias de Acesso ao Município: BR 232 E BR 104
Municípios limítrofes: Norte: Altinho; Sul: Quipapá e Jurema; Leste: Lagoa dos Gatos, Cupira e São Benedito do Sul; Oeste: Ibirajuba
Área (Km2): 371,157
Altitude (m): 532
Temperatura Média Anual: 23º C
População (Hab.): 25.645 Censo: 2010
Meses de Maior Incidência de Chuvas: Abril - Julho
Principal Atividade Econômica: Comércio varejista e agricultura de subsistência



Potencialidades Turísticas:

Panelas é uma cidade do interior pernambucano localizada no Agreste central do estado, distante a 180 km da capital, conhecida no cenário nacional por ter sido palco de uma das batalhas mais importantes do Brasil a famosa Guerra dos Cabanos. Cidade onde nasceu Gregório Bezerra grande líder popular defensor dos trabalhadores rurais, e do poeta, escritor, e repentista Oliveira de Panelas. Fundada ainda no século XIX preserva grandes objetos históricos como Engenho Amolar construído durante o Império, os sítios arqueológicos, as comunidades quilombolas do Sambaquim, a cultura popular, a Igreja Matriz do Bom Jesus, cartão postal da cidade as cachoeiras e bicas rurais e a Bica localizada no pé da serra com restaurantes e bares onde o turista pode desfrutar de um banho com água das nascentes. 
No calendário festivo se destacam festas importantes como o Festival Nacional de Jericos, a Trilha da Emancipação a Maratona de Cruzes, Missa do Vaqueiro e o famoso Desfile de Carroças e Carros de Boi na Vila São José do Bola.
As belezas naturais do município se evidenciam através das três serras que rodeiam a cidade. A Serra da Bica ou do Cruzeiro onde se encontra o mirante de onde é possível observar a cidade de Panelas, a cidade de Cupira e durante as tardes é possível apreciar um lindo pôr dos sol. A Serra dos Timóteos cenário de uma das batalhas da Guerra dos cabanos e onde possui um mirante natural e de lá é possível ver a cidade de um angulo diferente ao da Serra da Bica. E a Serra do Boqueirão formada por uma enorme rocha, rodeadas de vegetação. 

Histórico do Município:

A cidade de Panelas está localizada no Agreste pernambucano a 180 km de Recife, fundada pelo Capitão Francisco Rodrigues de Mello. Panelas foi emancipada em 18 de maio de 1870 pela Lei Provincial nº 919.
A cidade de Panelas está localizada no Agreste pernambucano a 180 km de Recife, fundada pelo Capitão Francisco Rodrigues de Mello. Panelas foi emancipada em 18 de maio de 1870 pela Lei Provincial nº 919 .
Para a denominação do nome Panelas existem varias versões.
A primeira é que na Bica fonte de água localizada no pé da serra era comum a confecção de panelas de barro, produzidas pelos moradores do local.
A segunda é que foram encontradas muitas Igaçabas Indianas ( panelas e potes indignas onde os índios guardavam seus utensílios e até enterravam seus entes queridos).
A terceira é que as três serras (Serra do Boqueirão, serra dos Timóteos e Serra da Bica) que rodeiam a região tem a forma de uma “Trempe de Panelas”
E a quarta é que as serras tem um formato de abóbada (A abóbada é uma construção em forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares ou colunas). Formando assim três Panelas.


Bandeira do Município de Panelas PE


Representação dos Símbolos

Estrela amarela: Representa a emancipação politica do municio
Leão direita: Representa o Pode Executivo
Leão da esquerda: Representa o Poder Legislativo
Bandeira do centro do escudo: Representa trabalho e educação
Balança e espada: representam os produtos regionais : café e cana de açúcar
Faixa verde e amarela: representam integração do município  
Monte ao fundo do escudo central: representa a  Serra da Bica e a vista panorâmica da cidade

Tecnologia do Blogger.