Casa de Farinha do Sitio Araquã "Casa de Farinha de seu Nel"

Por abril 11, 2015
Localização: 
No Sítio Aracuã a 8 Km da sede do município. 

Como Chegar:
Existem duas estradas que levam a comunidade: a primeira via BR 104 com entrada pelo povoado do Pau Ferro e subindo a ladeira da Caninana, passando pelo Sítio do Araquã e chegando ao Riachão do Sambaquim. O segundo caminho segue pelo Distrito de São José do Bola, passando pelos Sítios de Japanranduba de Baixo, Japaranduba de Cima, Lageiro Dantas, Goiabeiras, Araquã, chegando ao Riachão do Sambaquim. 
 
A casa de Farinha Comunitária do Araquão funciona  de acordo com a demanda de matéria prima, a mandioca é produzida pelos moradores da Comunidade e vendida na cidade e no município vizinho de Cupira. 
O processo de produção da farinha de mandioca começa no plantio das manivas. 
Depois da colheita da raiz, a mandioca é levada direito da roça para a casa de farinha, onde é descascada em seguida, é triturada ou ralada em pilão ou no ralador ou coetatu. A mandioca ralada vai caindo em um cocho, sendo depois prensada na prensa para retirar um líquido venenoso chamado manipueira. Depois de peneirada e torrada, a farinha está pronta para o consumo. Além da massa "puba" para a fabricação de  bolos einda é produzido o beiju e a massa para tapioca.







Tecnologia do Blogger.