Vilas e Povoados

Por fevereiro 24, 2014
Vila de Cruzes 

Localizada a 13 Km de distância da sede é Segundo Distrito do Município entre as cidade de Panelas e Jurema foi criada no final da Decada de 1950 do Século passado pela lei municipal nº 157, de 15-03-1958, (ex-povoado e anexado ao município de Panelas. Formando assim o 2° Distrito do Município.
Segundo os moradores o nome surgiu pelas suas ruas ou caminhos cruzados e a presença de cruzes originadas pelo enterro de crianças pagãs.
A Maratona de cruzes entrou há mais de 30 anos para o calendário festivo e turístico do município. Recebe todos os anos no mês de novembro milhares de visitantes que vem da região para assistir as competições esportivas, que se destaca em varias modalidades como ciclismo, atletismo entre outros, além de shows musicais e culturais. 

Vila de são José do Bola 

A Vila São José do Bola, é o Terceiro Distrito de Panelas-PE, que está localizada há 10 Km da Cidade sede, foi criada na década de 1940, nas terras do Sr. José Felipe Barbosa conhecido por "Zezinho da Areia". 
Criado pela lei municipal nº 230, de 18-05-1963, é criado o distrito de São José e anexado ao município de Panelas. 
Segundo os moradores o nome surgiu por causa da vasta vegetação e porque na região era muito comum a presença de tatu bola.
A suas festas são de cunho popular tendo com a mais tradicional o Casamento matuto e Desfiles de carroças e carro de bois.


Vila de São Lázaro

A vila de São Lazaro é o quarto Distrito de Panelas - PE. Localizada a cerca de 10 km da sede na BR 104 sentido Quipapá - PE. Pela lei municipal nº 231, de 18-05-1963, é criado o distrito de São Lázaro e anexado ao município de Panelas. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Panelas, Cruzes, São José e São Lázaro.
Tecnologia do Blogger.