Calendário Festivo Anual de Panelas - PE

Por fevereiro 25, 2014
Festa de Bom Jesus dos Remédios 1ª de Janeiro
É a primeira festa realizada no ano, de cunho religioso é realizada pela paróquia local juntamente com a prefeitura. O católicos saem pelas principais rua da cidade carregando a imagem do Bom Jesus dos Remédios padreiro da cidade, pedindo graças e agradecendo por mais um ano novo, com a participação da Banda Marcial Mariano de Assis que conduz a procissão tradicionalmente todos os anos. Em seguida a festa continua no centro da cidade com a participação da população que se diverte com os parques de diversões, show musical, grupo de bacarmateiros local.

Festa de São Sebastião 02 de fevereiro

Festa religiosa realizada no dia 02 de fevereiro em homenagem a São Sebastião que segundo tradição católica tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. 
Além da programação religiosa, com a celebração de missas e procissões, o evento conta também com shows artísticos, parque de diversões, apresentações de grupos de bacarmateiros.

Festa de São José - Vila de Pau Ferro

O povoado de Pau Ferro localizado na BR 104 KM 113 sentido Cupira distante a 3 km da sede Panelas, comemora no dia 10 do mês de março a Festa de São José o padroeiro da localidade. Alem da festa religiosa tem como atração show musicais, grupos folclóricos, bacamarteiros, banda de pífano, parque de diversão, e um cardápio regional servido nos bares e barracas oferecendo ao turista o melhor da cultura regional. 


Festa de São José - 18 de março - Vila São José do Bola

A Vila de São José - O Bola é o 3º distrito do município, distante a 10 KM da sede recebe centenas de visitantes e turistas, todos os anos para sua Tradicional Festa de São José Padroeiro da localidade, além dos festejos religiosos a festa proporciona aos visitantes uma programação cultural com shows populares, bandas de pífanos, grupos de bacarmateiros, violeiros, trio elétrico, grupos folclóricos.

Festival Nacional dos Jericos (1º de maio)

Festa popular que acontece tradicionalmente desde a década de 1970 em homenagem ao trabalhador , a atração principal da festa é a famosa corrida de jericos onde jumentos e jóqueis disputam em baterias as primeira colocações. A festa atraí turistas do Brasil e de outros países. O Festival também é conhecido pela sua diversidade cultural, durante todo os festejos se apresentam artistas dos mais diversos seguimentos como cantores, grupos de dança, bacarmateiros, bumba meu boi, bandas de pífano, caboclinho. O desfile de jumentos fantasiados também é uma das atrações da festa que movimenta a região no 1º de Maio.

Concurso de jumentos fantasiados
Apresentação de  bacarmateiros 
Banda de pífano


Show Musical 

Missa do Vaqueiro

A missa do Vaqueiro já virou tradição em Panelas PE, são mais de 10 anos que no mês de Maio cavaleiros e amazonas saem pelas ruas do município em homenagem aos vaqueiros Nordestinos e ao Rei do Baião Luiz Gonzaga. Montados em seus cavalos percorrem as principais ruas da cidade até chegar em frente a igreja Matriz Bom Jesus dos Remédios onde assistem a Missa. Durante a cavalgada os poetas repentistas declamam e de improviso fazem versos em homenagem a Gonzagão.
Depois da missa muitos artistas locais se apresentam no palco principal no centro da cidade são: aboiadores, poetas repentistas, sanfoneiros e grupos locais. O poeta Oliveira de Panelas que se apresenta no evento todos os anos é convidado de honra grande representante da cultura nordestina.



Trilha da Emancipação

A festa é um grande encontro de pilotos, motoqueiros e admiradores de motociclismo, é realizada em comemoração a emancipação politica do municio que acontece dia 18 de maio. As comemorações começam logo pela manhã onde os participantes se reúnem para um café da manhã, em seguida se apresentam para o publico com manobras e desfiles no centro da cidade depois das apresentaçoes partem para um passeio pelos sítios do município. Alem da trilha as comemorações terminam com show no centro da cidade. 




Tradicional Casamento Matuto e Desfile de Carros de Boi -Vila de São Jose do Bola

A festa acontece todos os anos no final do mês de junho, homenageando o homem do campo e encerrando os festejos juninos com o Tradicional Casamento matuto e Desfiles de carroças e carros de boi. Os moradores da Vila e dos sitio vizinhos participam trazendo seus carros de boi enfeitados para uma competição que distribui vários prêmios para os que usando criatividade e capricharem na decoração . A festa ainda conta com bandas e show musical, bacarmateiros, banda de pífanos, grupos de dança, quadrilha matutas.







Maratona de Cruzes
Foto: Blog Panelas Pernambuco
Cruzes é o 2º distrito de Cruzes localizado na PE 158, a 13 KM da cidade de Panelas (entre as cidades Panelas e Jurema).
A maratona sai da Praça Cel. João Rufino, e os maratonistas percorrem cerca de 6km, dando seis voltas pelo distrito, retornando ao ponto inicial. Modalidades como atletismo, ciclismo estão no roteiro da festa. Além de toda programçaõa esportiva a festa ainda oferece aos turistas visitantes shows com trios elétricos, artitas poulares.





















Tecnologia do Blogger.