Mirante da Serra da Bica

Por novembro 26, 2014
Construído em alvenaria, no mesmo local do antigo cruzeiro de madeira, está encimado sobre um pedestal de cimento, numa base quadrangular, medindo aproximadamente 6,5m de altura. A sua frente está uma singela capela em homenagem ao Padre Cícero, com um único portão, e uma cruz encimada na parte superior do frontão. Possuindo ex-votos e um altar-mor. Está localizado num mirante natural, no alto da Serra da Bica, tendo sua ambiência marcada por uma vegetação dominada por arbustos e bromélias em sua porção superior, com ocorrência de arvoredos espaçados e vegetação rasteira. Encontra-se em bom estado de conservação.
Localização: Serra da Bica.





Igrejas e Capelas de Panelas PE

Por novembro 26, 2014
A Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios localizada na cidade de Panelas foi criada em 1866 e é constituída por 17 capelas no entanto sete dessas estão situadas na região da Paroquia de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Cruzes 1º Distrito de Panelas. As Capelas pertencentes a Igreja Matriz são: Capela de São Lázaro, Sitio Brejinho, Caninana, Patrimônio, Pau Ferro, Brejo João Alves, Santa Cruz e Jundiá.

Igreja Matriz Bom Jesus dos Remédios
Segundo fontes locais, nos fins do século XVIII para o limiar do século XIX o cidadão Manoel Santiago de Miranda, português residente em Garanhuns e cobrador de dízimos na região da qual Panelas fazia parte, comprou uma gleba de terras ao Norte dessa localidade, em que o mesmo construiu uma capela, onde atualmente se acha construída a Igreja Matriz. O Sr. Miranda mandou ainda confeccionar uma imagem do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em madeira de cedro, trazendo-a em procissão de Petrolina até Panelas e colocando-a na Capela e o Senhor Bom Jesus dos Remédios acabou tornando-se o padroeiro da cidade. A fachada da igreja é composta por edificação bem proporcionada em terreno de plano inclinado e seu acesso é feito por degraus. Possui duas torres sineiras terminadas em cúpula prateada encimada por cruz; frontão com óculo central e adornos. Seu interior chama a atenção pelo altar-mor em alvenaria, pintado em cinza e dourado com a imagem do Bom Jesus dos Remédios, em tamanho natural. Possui corredores laterais, coro em alvenaria, dezesseis varandas com gradil, sendo que dez estão situadas na nave e seis no altar-mor.

Capela de São Lázaro
Padroeira Nossa Senhora das Graças
A Capela de São Lázaro foi criada no dia 09 de fevereiro de 1959 quando foi celebrada  a primeira missa no local,  tem como padroeira Nossa Senhora das Graças. A Principio foi construída em homenagem a São Lázaro, mas com a chegada do padre José Augusto em 1994 o mesmo descobriu através do livro de tombo da paróquia que o Nossa Senhora das Graças era de fato a  padroeira da localidade passando então a ser a homenageada durante as festas. A igreja  foi reconstruída no ano de 1972 quando por não suportar mais a quantidade de fieis que a visitava precisou ser reconstruída no tamanho maior e de la para cá também passou por diversas reformas. Hoje se encontra em boas condições físicas e todos os domingos é celebrada missa as 10:00h.

Capela do Sitio Caninana  
Padroeira Nossa senhora do Perpetuo Socorro
 
As obras da capela foram iniciadas no ano de 1998 através da comunidade que se mobilizou para a construção, mas só em 201 foi realizada a primeira missa na localidade e foi durante a celebração que o padre celebrante então pediu para que fosse escolhido o padroeiro da capela no momento o senhor Cicero Caetano sugeriu como padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e logo o padre acolheu a sugestão e aceito pela comunidade. O padre José Luiz foi convidado pelo Pároco da época José Augusto para ser o padrinho da capelinha então o mesmo aceitou a ainda presenteou a igrejinha com o quadro de Nossa senhora do Perpetuo Socorro que esta na capelinha ate hoje.

Capela do Povoado do Pau Ferro
Padroeiro São José
A capela foi erguida no ano de 1967 e tem como padroeiro São José, e todo inicio do mês de março é celebrada a festa em homenagem ao padroeiro. As missas são realizadas todo 1º domingo do mês sempre as 16:00h, nas terças feiras o terço da Mãe Rainha, nas quintas feiras é feita a leitura do evangelho e visita aos enfermos.

Capela do Sitio Santa Cruz
Padroeira Nossa Senhora Aparecida
Construída com recursos próprios pelo senhor Pedro Francisco a capela tem mais de 30 anos de erguida, a padroeira da capela é Nossa Senhora Aparecida, o mesmo recebeu de presente uma imagem da Santa da sua cunhada a senhora Sebastiana Jasmelina e resolveu construir uma capelinha para colocar o presente. A principio não era realizada missas na localidade, mas com a chegada do Pe. Otoniel foi realizada uma reforma e a celebração de missas passou a ser realizada. Atualmente as missas são celebradas quatro vezes durante o ano e a festa da padroeira é realizada no mesmo dia dia em que a santa é homenageada como padroeira do Brasil 12 de outubro. 

Capela do Sitio Jundiá 
Padroeira Nossa Senhora do Carmo

A primeira capela foi construída no ano de 1959, o pároco na época era Pe. Otoniel Siqueira Passos. A padroeira da localidade é Nossa Senhora do Carmo. O terreno para a construção foi doado pelo Senhor Israel Avelino e teve a colaboração dos Senhores José Alves, João Venâncio e  Manoel Alves o mesmo foi quem fez a doação do sino e da imagem de Nossa Senhora do Carmo. A comunidade não media esforços para contribuir nas obras faziam doações e até participavam da fabricação de tijolos e telhas que posteriormente seriam usadas na capela. Anos depois de construída por conta de fortes chuvas a igreja desmoronou mas logo foi reconstruída pela população local e a imagem depois de restaurada permanece no Altar. Todo 4º domingo do mês é realizada a missa que começa a partir das 15:00h  celebrada pelo Pe. Francisco. 

Capela do Sitio Brejinho 
Padroeiro São João

A igrejinha construída há mais de 30 anos tem como padroeiro São João e foi erguida pelo Senhor João Campos, morador da localidade que resolveu fazer a capela com recursos próprios, o mesmo trouxe a imagem de São João do Juazeiro do Norte no Ceará. Alem da imagem do padroeiro também se encontra na capela outras imagens como São Sebastião, Padre Cícero também doadas pelo senhor Manoel Campos. As missas são celebradas uma vez por mês às 15:00h  pelo  Pe. Francisco. 

Capela do Patrimônio 
Padroeira Santa Terezinha do Menino Jesus

A capela do Sitio Patrimônio foi construída no ano de 2001 mas só no ano seguinte foi inaugurada. A padroeira da comunidade é Santa Terezinha do menino Jesus, durante as comemorações são celebradas missas, novenas e procissões. 
Atualmente as missas são celebradas as 16:00h no terceiro sábado do mês, outras atividades são realizadas na capela como por exemplo: estudo para o crisma, terço dos homens e catequese para a preparação para a 1ª comunhão. 

Capela do Brejo João Alves 
Nossa Senhora da Conceição

A capelinha foi erguida entre os anos de 1979 e 1982, construída no terreno particular pelo senhor Elói em homenagem a São sebastião que por muito tempo foi considerado o padroeiro da localidade. Com a morte do senhor Elói uma de suas filhas continuou na organização da capela mas devidos alguns desentendimentos e a construção de uma nova capela o padroeiro foi substituído por Nossa Senhora da Conceição. A nova imagem foi comprada na capital e permanece até hoje na igrejinha.


Paroquia Nossa Senhora da Conceição 
Vila de Cruzes Panelas PE

A paróquia nossa Senhora da Conceição foi criada no dia 1º de Dezembro de 2010. Passaram a pertencer a nova paroquia as seguintes capelas: Boca da Mata, Japaranduba, São José do Bola, Capela do Juá, Lagoa do Mato, Baraúnas e Colônia. 

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Vila de Cruzes Panelas PE

Igreja São José - Vila São José do Bola
Padroeiro São José
A igreja foi construída no ano de 1955, com a doação do terreno pelo senhor Noé Felipe Barbosa , que também fundou a Vila de São José o Bola. A capela foi construída perto de sua residência e de sua irmã Rita Quitéria Barbosa, que cuidou da capela até o ano de 1985. A primeira imagem de São José que ainda se encontra na capela foi doada por dona Rita porem foi substituída por outra imagem de São José. Quem celebrou a primeira missa na capela foi o Padre Arthur Silvestre a festa do padroeiro é realizada no dia 19 de março. As missas na capela são realizadas no 1º 2º e 3º domingo do mês as 16:00h

Capela de  Boca da Mata
Padroeiro São Francisco de Assis
A capela foi fundada no ano de 1973, o terreno foi doado pelo senhor  Eduardo José Barbosa.
Atualmente as missas são celebradas aos domingo as 10:00h com exceção  do 3º domingo do mês quando não há missa. A capela possui alguns grupos e movimentos como por exemplo: catequistas, equipe de liturgia conselho comunitário.

Capela do Sitio Lagoa do Mato
Padroeira Nossa Senhora do Carmo 
A capela de nossa Senhora do Carmo foi construída em 1952, o terreno foi doado pela senhora Cândida Muniz Souza. A construção só foi possível com a ajuda da comunidade com suas doações colaborando com a compra de material. A primeira missa realizada na capela foi pelo padre Antonio Barbosa. Atualmente as missas são celebradas duas vezes por mês as 15:00h

Capela do Sitio Baraúna
Padroeiro São José 
Segundo relatos de moradores foi há mais de 60 anos que o a capela foi construída pelo Senhor José Pedro da Silva Vieira Filho. A imagem do padroeiro São José foi doada pelo filho do mesmo e até hoje continua no altar da igrejinha. Por se tratar de uma capela particular as missas só aconteciam quando a família em momentos específicos de comemorações convidava um padre para celebrar as vezes era de Panelas ou de Jurema. Agora que pertence diretamente a Paroquia de Cruzes as missa acontece uma vez no mês as 16:00h.
Capela do Sitio Juá 
Padroeira Nossa Senhora Aparecida

A construção da capela teve inicio no dia 14 de Janeiro de 2006, depois de algumas reuniões entre a comunidade que decidiram por erguer uma capela na localidade o Senhor Samuel de Souza fez a doação do terreno e dai começaram as obras. A decisão da comunidade para quem seria a padroeira foi uma escolha entre Santa Luzia e Nossa Senhora Aparecida mas depois de alguma reuniões a segunda foi a escolhida. A imagem foi doada por alguns moradores Guilhermino Edite Nunes (in memorian) e Rarison, mas na capela existe a imagem de São José que foi doado por Janduí Sobral, e o crucifixo pelo Pe. Francisco que foi o primeiro a celebrar uma missa na capela. Em 2009 passou por reforma e atualmente a festa da padroeira é comemorada todos os anos com quermesses, celebrações de missas e terços.

Capela do Sitio Japaranduba
Padroeira Nossa Senhora Aparecida

Construída no terreno doado pelo Senhor José Otávio Galvão, tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira. Foi por causa de uma graça alcançada que seu Otávio fez a doação do terreno para que nele fosse construído a igrejinha e com a ajuda da comunidade ele o seu sonho se concretizou  no mês de abril de 2008. A festa da padroeira é comemorada no mesmo dia em que o Brasil  também  festeja o dia de Nossa Senhora aparecida 12 de outubro.

Capela do Sitio Colônia
Padroeira Nossa Senhora das Graças

A Capela do Sitio Colônia tem como padroeira nossa senhora das Graças, na igrejinha existe grupos de catequistas que preparam as crianças e jovens para a 1ª comunhão e crisma.

Fotos: Elielma Santos
Informações Retiradas do Livro: Paróquia Bom Jesus dos Remédios do Passado ao Presente de Adriana Malaquias.



Tecnologia do Blogger.